terça-feira, 8 de novembro de 2016

#SPFW42 - CONHEÇA 11 TENDÊNCIAS DE MODA PARA OUTONO-INVERNO 2017


Oi, gente linda!!!! Depois de acompanhar o SPFW42 aqui, na rede, e lá, no evento, selecionei onze tendências de moda que vão bombar no outono/inverno. Todas são  super tranquilas para a gente praticar no nosso cotidiano.  Deu um trabalhão danado fazer essa postagem, mas está aí. Vou contar tudo para vocês. Confere e vai para a rua antenada (o). Vem comigo!!!!



1)- CORES: rosa, azul, preto e branco

As principais cores do outono/inverno serão o azul (quase sempre o serenity), o rosa (quase sempre o quartzo) e o   preto e branco, sozinhos ou combinados. Claro que cada grife tem a sua própria pegada  e essa diversidade é muito bacana. Tem para todos os gostos.

Quem surpreendeu  foi João Pimenta porque não parece seguir tendências. Sempre cria coleções statement. Essa não foi diferente, mas ele usou o azul e o rosa. Porém, uniu essas cores ao cáqui, o que fez toda a diferença, pois "quebrou" o aspecto "candy" dessas cores. 

A Cotton Project e a Ratier também apresentaram as suas versões em azul.


JOÃO PIMENTA

COTTON PROJECT

RATIER



Também teve abundância do  rosa quartzo,  como a gente vê na  A BRAND, Jõao Pimenta, Ronaldo Fraga e Vitorino Campos.



A BRAND

JOÃO PIMENTA

RONALDO FRAGA


VITORINO CAMPOS




Eu estou amando essas duas cores, mas confesso que quase sempre  eu prefiro harmonizá-las  com  alguma peça ou acessório em um tom mais forte e cor contrastante.

O branco veio em looks monocromáticos de A La Garçonne, Animale, Lilly Sarti e Osklen. Já o  preto total foi adotado nas coleções de Glória Coelho e Osklen.


A LA GARÇONNE

ANIMALE


LILLY SARTI
OSKLEN



 
GLORIA COELHO









OSKLEN


Por outro lado, a  composição  de preto e branco é atemporal, clássica, minimalista e clean. Mostrou que se adapta fácil, pois apareceu em labels  com conceitos diversos, como Osklen, A La Garçonne, Ratier e Ronaldo Fraga.

Eu prefiro usar essa combinação com  um toque de cor: amarelo, vermelho ou verde. Pode ser apenas em um acessório.



OSKLEN

RATIER

A LA GARÇONNE

RONALDO FRAGA



2)- TECIDOS: veludo molhado e xadrez

Nos tecidos, o veludo molhado atravessou o inverno, está aparecendo no verão e continuatá no próximo outono/inverno. A Iódice  e a Ratier apresentaram total looks com o tecido, num clima comfy.



IÓDICE

RATIER


Na padronagem, o xadrez, ou tartan, deu ares na A Brand, sozinho ou em combinação com a nova estampa da marca, com o cão basset Whisky. Glória Coelho buscou inspiração na Escócia para criar a sua coleção e Vitorino Campos o usou sozinho ou combinado com outra textura, mas na mesma cartela cromática.


A BRAND

A BRAND



VITORINO CAMPOS



VITORINO CAMPOS




3)-  O "TERNINHO"


Sai um pouco do mundo corporativo e ganha novo formato e styling. Fica mais street style,  mais cool e com   bossa. Chamei de "terninho" todos os conjuntos de calça e parte de cima confeccionadas  com o mesmo tecido. Eles apareceram no formato calça+blazer, mas também em pijamas e calça+camisa.


A LA GARÇONNE


COTTON PROJECT

FERNANDA YAMAMOTO

JOÃO PIMENTA


RATIER



4)- BABADOS

Eles viram manga,  aparecem enviesados, foram utilizados  apenas como  adornos... enfim, os babados continuam a ser a bola da vez.

ANIMALE


FERNANDA YAMAMOTO

HELO ROCHA

JOÃO PIMENTA

JOÃO PIMENTA


VITORINO CAMPOS




5)- OVERSIZED

O maxi aparece em tudo.  As  calças têm modelagem ampla propositadamente, sendo que algumas lembram as dos skatistas ou alguns rappers, com "tecido sobrando".  As camisas são amplas e usadas com o punho aberto  e cobrindo o dorso das mãos. Casacos e coletes podem chegar quase até o chão.  Ombros amplos e caídos. Pouca cintura marcada. 


A BRAND

A LA GARÇONNE

A LA GARÇONNE

ANIMALE

COTTON PROJECT


COTTON PROJECT


EXPERIMENTO NOHDA


EXPERIMENTO NOHDA

EXPERIMENTO NOHDA

FERNANDA YAMAMOTO


RATIER

RATIER

VITORINO CAMPOS




6)- A  PARKA

Se fosse para eu eleger "a peça" de roupa dessa edição do SPFW, ela seria a parka. Ela vem do militarismo, mas aqui  ela foge um pouco do verde acinzentado e aparece revitalizada, tropicalizada, quase sempre oversized e em diferentes tecidos. São estampadas, com aplicações de metal ou até mesmo pintadas à mão.



A BRAND

A BRAND

A LA GARÇONNE

A LA GARÇONNE

EXPERIMENTO NOHDA

IODICE

IÓDICE

MEMO

REINALDO LOURENÇO


7)- ATHLEISURE

O tema vem da justaposição de duas palavras em inglês, atleta + lazer, e está sendo utilizado na moda para definir um estilo de se vestir. É o sportwear saindo para as ruas. As peças com visual mais esportivo podem ser misturadas com outras, de tecidos nobres e alfaiataria. Sapatos de salto alto e bijus statment também ficam bacanas na composição desse visual. 



A LA GARÇONNE

A LA GARÇONNE

A LA GARÇONNE

MEMO

MEMO

MEMO

MEMO

RATIER

RATIER




8)- TRANSPARÊNCIA - PERNAS À MOSTRA


Simplesmente, estou amando  essa tendência. Traz uma sensualidade natural,  sem ser sexy. É confortável. O corpo não precisa ficar espremido. Entende?  

A transparência geralmente é usada com uma  hot pants. Há quem diga que esse modelo de calcinha achata a silhueta. Realmente, se você for magra, alta e não tiver seios volumosos, fica muito melhor. Mas sabe o quê? Acho muito sensual e vai de cada um encontrar o modelo que  melhor se adapta  ao seu corpo.

 Se você não se sente bem com tanta transparência ou acha que já passou da idade de usar uma roupa assim, experimenta um modelo com tecido de trama um pouco mais fechada, como o modelo branco da Lollita, na foto abaixo.



EXPERIMENTO NOHDA

EXPERIMENTO NOHDA

LOLLITA

LOLLITA

PATRICIA VIEIRA

VITORINO CAMPOS

VITORINO CAMPOS



9) WANDERLUST


A expressão é derivada do alemão, caminhar+desejo, e geralmente é traduzida como desejo de viajar ou explorar o mundo. 

Vários estilistas buscaram motivação  nas suas viagens e/ou em outras culturas. A estilista Glória Coelho é apaixonada pela Escócia e se inspirou em Edimburgo e nas Highlands para criar a sua coleção. Alguns dos looks trazem uma lembrança do figurino de  Mel Gibson no filme Coração Valente. A Revista Vogue Brasil desse mês publicou uma matéria sobre o seu processo criativo.

Reinaldo Lourenço, por sua vez, juntou o urbano (alfaiataria estruturada) com o folk (estampas), também inspirado em uma viagem à Suécia.

GLÓRIA COELHO


REINALDO LOURENÇO


O start criativo de Patrícia Vieira aconteceu à partir de uma viagem à Ilha de Páscoa. Do lugar inóspito e varrido pelo vento, trouxe referências do contraste entre  beleza e dureza, trabalhando o couro, mais denso, com delicados recortes, que trouxeram leveza.



PATRICIA VIEIRA




As coleções da Iódice  e Helô Rocha tem um quê de escapismo, uma fuga da realidade e da rotina do mundo conturbado. O briefing da Iódice é uma festa em Londres, onde se encontram  algumas meninas que voltaram recentemente de umas férias na Índia. Uma aura mística e étnica dá vida às peças super confortáveis de veludo molhado e malha tricô.

O misticismo também está na coleção de Helô Rocha, com referências da espiritualidade e religiosidade de outras culturas, que está bem marcado no styling, seja nos lenços na cabeça ou no adereço na testa das modelos . 



HELO ROCHA

HELO ROCHA


IODICE



IODICE


IODICE






10)- MODA COMO  ATO POLÍTICO


Não é de hoje que a moda é utilizada para chamar  a atenção à alguma causa ou direito violado. Vivienne Westwood, que o diga. Ela vem fazendo isso desde a década de 70. Nós também começamos. Ainda bem! 

Na minha ótica, a moda se esgotou em si mesma e tem que buscar alternativas  para continuar tendo uma finalidade. Além disso, como sociedade, estamos em processo de amadurecimento  e vivenciando um período de transição, onde categorias e classes minoritárias estão batalhando pelo seu espaço.

Uma questão, que nos últimos dois ou três anos vem ganhando cada vez mais força, é o empoderamento  feminino e a visibilidade da mulher. Infelizmente ainda vivemos sob a cultura do estupro e da misoginia, que cria "vagões cor-de-rosa" (discussões sobre isso à parte)  para tentar minimizar a agressão sexual e  culpabiliza a vítima.  Que precisou criar uma lei, a Lei Maria da Penha, para proteger a mulher da violência doméstica. É, aqui ainda vigora "a lei do pau".  Vamos precisar de mais 100  anos para igualar salários entre homens e mulheres numa mesma função, segundo conclusão do relatório de Desigualdade Global de Gênero 2016 do Fórum Econômico Mundial. Pode ser que você nunca tenha passado por uma dessas situações, mas têm muitas mulheres que estão passando.  Portanto, precisamos falar, problematizar, discutir e refletir muito sobre isso.

Uma das maneiras que a moda encontrou para abordar isso foi o lettering,  traçando letras, que formam palavras e mensagens de protesto ou afirmação. É o que a gente vê, lindamente, na coleção da Just Kids.

JUST KIDS

Quem também utilizou o lettering foi a Lab, marca do Emicida e seu irmão Evandro Fióti, que nessa coleção contou com a direção criativa de João Pimenta e mostrou uma roupa mais democrática e inclusiva.

Ubuntu é um clamor de paz. Um sistema de valores adotado na África que define a interação entre os humanos. Na África do Sul está relacionado à história da luta contra o apartheid e foi  fonte de inspiração para Nelson Mandela promover a política de reconciliação nacional. No final das contas, somos todos um.



LAB



Como sempre, Ronaldo Fraga também trouxe à tona um tema de caráter social. Dessa vez, chamou à atenção para o preconceito e o conservadorismo da nossa sociedade, que ainda humilha, agride e mata. Todo o casting é de transexuais. A história que o estilista conta gira em torno de um transexual que veste pela primeira vez um vestido de mulher.


RONALDO FRAGA





11) - NO GENDER


Há um movimento na moda que pode ser identificado como agender, no gender ou fluid gender.  Em poucas palavras, seria a roupa unissex de antigamente ou, para todos os sexos. É uma expressão de liberdade para se usar que tipo de roupa quiser.

Vou encerrando por aqui e deixo as imagens falarem por si. Esse tema, que na minha perspectiva, foi o mais importante que apareceu dentro e fora da passarela do SPFWtrans42, será mais desenvolvido no próximo post: a roupa do homem contemporâneo.

 Aguardem!!!! 


JUST KIDS



JUST KIDS

JUST KIDS


VITORINO CAMPOS

VITORINO CAMPOS

VITORINO CAMPOS



LAB

LAB

OSKLEN





http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,pais-levara-100-anos-para-igualar-salario-de-homem-e-mulher,10000084408

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